domingo, 20 de março de 2011

Servir bem ou não servir!

Há pessoas que gostam de receber amigos e familiares em casa e há outros que não, há pessoas que se preocupam com os pormenores e outros não, porque todos somos diferentes cada um é como é e eu sou assim...
A minha maior preocupação: o menu! Gosto de pensar em tudo, ter duas ou três hipóteses para cada parte de refeição e depois decidir com o meu amor! As decisões são sempre a parte mais complicada porque isto era bom mas alguém não gosta ou porque isto era óptimos mas alguém prefere comidas mais tradicionais... eu sou da opinião que se conhecemos bem quem vamos receber devemos adaptar o menu aos gostos de todos. Comprar tudo o que é preciso, organizar a cozinha de forma funcional, por as mãos ao trabalho e deixar a "decoração" para a parte final.
Gosto de ter a mesa posta e quase tudo pronto quando os convidados chegam para depois aproveitar bem o tempo de convivio passado com amigos e familiares.
Para quem chegas mais cedo, ou mesmo para todos, um aperitivo sabe sempre bem... quando está calor nem preciso de pensar muito porque adoro caipirinhas.
Na mesa gosto sempre de ter uma entrada... algo diferente e saboroso que todos gostem!
Quanto ao pão eu não costumo comer muito às refeições mas quando há visitas gosto de ter sempre pão e tostas na mesa para quem queira.
Dependendo do prato principal escolho o vinho a ter à mesa, isto depende do gosto pessoal de cada um mas a mim sabe-me bem vinhos tintos para pratos de carne e vinhos brancos ou verdes (mas mais brancos) para pratos de peixe. Não sou a mais conhecedora de vinhos mas tenho algumas preferências e se o vinho não me sabe bem tenho a certeza que a comida também não vai saber.
Não gosto de abusar das sobremesas mas ter fruta e doce sabe sempre muito bem!
Para finalizar um cafézinho a acompanhar uns bolinhos secos sabe bem a todos e mantém o convívio e a animação.
Em caso de aniversário gosto de servir o bolo de anos com um copo de champanhe um pouco depois do almoço para não ser tudo de seguida.
A partir daqui cada um serve como gosta e se sente melhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem-vindos aos comentários deste blog!
Sintam-se à vontade para deixar as vossas ideias, pensamentos, opiniões ou até receitas!
E obrigada pela visita!