sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Lombinho de Porco com Tomate e Manjericão

Quantas vezes já vos aconteceu encontrarem uma receita mesmo apetitosa e depois faltar alguma coisa em casa para a fazer?!
Comigo já perdi a conta das vezes e para piorar a situação eu não gosto nada de planear antecipadamente o que vou fazer... sou mais de chegar a casa abrir os armários, frigorífico e congelador para decidir o que vai ser o almoço/jantar... ora posto isto muitas vezes tenho de fazer substituições nas receitas e esta não foi excepção! 
No entanto gostámos tanto do resultado final que decidimos um dia destes reproduzir a receita fielmente à que encontramos aqui. 


Ingredientes:


  • 30g azeite
  • 2 chalotas (usei cebolas)
  • 500g tomate em pedaços
  • 1 colher de sopa de molho inglês
  • 10g mostarda Dijon
  • 10g vinagre balsâmico
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 pitada de pimenta
  • 10 folhas de manjericão (não tinha fresco por isso usei manjericão em frasco)
  • 2 lombinhos de porco (aprox. 700g)
  • 1200g água


Preparação:

Coloque no copo o azeite, as chalotas e o tomate, pique 5 segundos / velocidade 5 e refogue 5 minutos / temperatura Varoma / velocidade 1.
Adicione o molho inglês, a mostarda, o vinagre, o sal, a pimenta e o manjericão e envolva 4 segundos / velocidade 2. 


E aqui é que a porca torceu mesmo o rabo... era preciso ter 2 sacos próprios para cozinhar, como eu não tinha (e também não tinha papel vegetal em casa) tive de alterar a receita para fazer no forno... portanto a minha receita a partir daqui foi:
Disponha os lombinhos num pirex, regue com o molho e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até ficarem cozinhados.

Como eu acho que a receita vale mesmo a pena deixo aqui o resto da receita para quem tiver tudo em casa como deve de ser... ou para eu voltar a fazer um dia destes planeando...

Disponha cada lombinho dentro de um saco próprio para cozinhar, divida o molho pelos dois sacos e feche. Coloque os sacos na Varoma tendo o cuidado de não tapar todos os orifícios para permitir a passagem do vapor.
No copo limpo coloque a água e a Varoma e programe 50 minutos / temperatura Varoma / velocidade 2.
Sirva de seguida os lombinhos com o molho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem-vindos aos comentários deste blog!
Sintam-se à vontade para deixar as vossas ideias, pensamentos, opiniões ou até receitas!
E obrigada pela visita!